Perguntas & Respostas Frequentes


Geral

A Rodada de Negócios vai acontecer no mesmo lugar que o FIQ?

Não. A Rodada acontece no Sesc Palalladium, que fica na Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro. Clique aqui pra ver como é perto da Serraria. Além disso, somente os selecionados poderão entrar.

E sobre senhas para as atividades?

É preciso retirar antes, na secretaria do evento. Em geral, 2h antes, mas pode variar.

Estou com uma dúvida sobre o FIQ, a quem devo recorrer?

Pode enviar todas as suas demandas pelo formulário do site ou redes sociais. Mas só depois de ler o FAQ completo!

Estou passeando com minha escola. Onde posso lanchar?

Pode lanchar na praça de alimentação, apenas. Lembrando de recolher o próprio lixo ao acabar! :)

Gostaria de ter um estande ou uma mesa no FIQ. Como faço?

Para atender à enorme demanda de artistas procurando mesas e estandes, esse ano o FIQ aumentou consideravelmente o espaço dedicado a eles, mas as inscrições já se encerraram faz um bom tempo. Agora só em 2017. Isso já está definido e não há como inserir mais ninguém.

Há acessibilidade no FIQ?

O FIQ se preocupa muito em garantir a acessibilidade de todos os espaços do evento para pessoas que tenham qualquer dificuldade de locomoção. Todos os espaços são acessíveis por rampas, e temos um elevador para o mezanino. Além disso, todos os painéis contam com interpretação simultânea em libras.

Lá no FIQ tem estacionamento pra eu guardar meu carro?

A Serraria não terá estacionamento para o público. Como a Serraria fica em um ponto muito central da cidade, e é muito fácil chegar lá usando meios de transporte público, recomendamos que você utilize esses meios. Além de ter muitos ônibus passando ali pertinho vindo de todos os cantos da cidade, a Serraria também fica próxima à estação central do metrô. E dependendo da distância, você pode até vir a pé, de skate ou de bicicleta, por que não? :)

Não sou de Belo Horizonte, onde posso me hospedar? O local onde estou hospedado é próximo ao evento?

Recomendamos dar uma olhada aqui e ver as opções de hotéis e pousadas próximas. Assim como estudar os caminhos para chegar até o local. O importante é não perder o FIQ 2015!

Onde é o FIQ?

O FIQ vai acontecer no mesmo local de 2013:

Serraria Souza Pinto

Av. Assis Chateaubriand, 809 - Floresta

Belo Horizonte - MG

Clique aqui para acessa o mapa :)

Pode tirar foto e fazer vídeos dentro do FIQ ou precisa pedir autorização?

Pode tirar foto e filmar o quanto você quiser, não precisa pedir nada. Isso vale para todos os espaços do FIQ, inclusive para o Auditório Mateus Gandara. Pode entrar com câmera fotográfica e de vídeo tranquilamente, sem problemas. Aproveite para marcar nossas redes sociais. Temos Facebook, Twitter e Instagram! ;)

Posso chamar um convidado do FIQ para fazer alguma coisa fora da programação do evento, como autografar no meu estande, conhecer minha casa, tomar uma cerveja?

Todas as atividades extra-oficiais dos convidados precisam ser autorizadas pela organização do evento para evitar problemas com a programação. É só pedir direto à organização que a gente confere na hora.

Posso correr no evento?

Não. É perigoso. Correr coloca em risco as obras expostas, aos convidados, ao público e, claro, a você.

Posso distribuir flyers do meu projeto no FIQ?

É proibido distribuir material promocional de qualquer espécie ou origem nos corredores do evento, mas se você deixar seu material em alguma mesa ou stand, não tem problema.

Posso me sentar no espaço expositivo ou nas áreas de circulação?

Não pode. Para isso, o FIQ conta com um lounge com lugares confortáveis para sentar.

Quais as exposições do FIQ?

São quatro. Clique aqui para saber mais.

Quais os critérios de seleção para participar de oficina do evento?

As oficinas básicas, que acontecem de quarta a domingo, são abertas a todos e funcionam por ordem de chegada. As oficinas Master exigiram inscrição prévia e já foram encerradas. A seleção, feita pela coordenação do evento, aconteceu a partir da análise da relação do candidato com o universo dos quadrinhos e de acordo com os pré-requisitos pedidos pelos professores.

Os pedidos de segunda opção só foram considerados para oficinas que ainda não haviam atingido o limite de alunos.

Qual horário do FIQ?

O FIQ fica aberto de 9h às 22h. É gratuito!

Qual é o aeroporto mais próximo do FIQ?

É o Aeroporto da Pampulha, porém poucos vôos chegam por lá. Depende de onde você virá para o evento. Normalmente todos os vôos para Belo Horizonte chegam no Aeroporto de Confins. Apesar de mais distante, o FIQ acontece em região central. Nessa caso, você pode pegar um táxi ou ônibus e, certamente, terá alguém para te informar como chegar. Clique aqui para acessar o Cenexão Aeroporto.

Quanto custa para entrar? Tem como comprar ingresso antecipado?

Não custa NADA! O FIQ é gratuito!!!

Inclusive, se você precisar sair da Serraria para voltar mais tarde, não precisa de pulseirinha nem nada do tipo - a entrada e saída são livres. (respeitando a lotação máxima da Serraria, é claro)

Que tipo de quadrinho será vendido no FIQ?

Quadrinhos de diversificados temas e estilos! O conteúdo varia de acordo com cada autor e estande. Vale a pena visitar todos!!

Quem faz o FIQ?

O FIQ é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Além de funcionários da própria Fundação, a equipe também conta com a colaboração de diversos profissionais das mais diversas áreas: arquitetos, engenheiros, jornalistas, programadores web, quadrinistas, produtores e muitos outros.

Quem é o quadrinista homenageado esse ano?

O quadrinista homenageado do FIQ 2013 é o Antônio Cedraz, criador da “Turma do Xaxado”!

A partir de 2013, o FIQ passou a trazer sempre uma exposição de um quadrinista mineiro. Este ano faremos uma exposição em homenagem ao Alves. Clique aqui e saiba mais.

Quero entrar no mercado de quadrinhos, como faço para mostrar meu trabalho para algum editor?

O FIQ realiza a Rodada de Negócios pensando nisso, mas as inscrições já estão fechadas e os artistas já foram selecionados. O próprio FIQ é uma grande oportunidade de contato com editores, quadrinistas e profissionais da área. Preste atenção nos bate-papos!!

Quero lançar meu livro durante o FIQ, como proceder?

O período para inscrição de lançamentos no FIQ já se encerrou.

Quero levar meus filhos para passear no FIQ. Vai ter programação específica para crianças?

Sempre temos oficinas que atendem ao público infantil, além de bate-papo com quadrinistas que trabalham com esse público. Também teremos a Gibiteca do FIQ. Lembrando que o FIQ é um evento aberto à todas as crianças, mas nossa estrutura não conta com nenhum local específico onde você possa deixar crianças desacompanhadas.

Quero muito participar da Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil. Como faço?

O período para inscrição para a Rodada já se encerrou.

Quero pegar autógrafo de todos os mais de 100 convidados! Como faço?

Já divulgamos a programação para lançamentos e autógrafos, que acontecem na Praça Cartunista Afo. Clique aqui para conferir. É preciso retirar senha na secretaria do evento.

São quantos convidados para essa edição?

Esse ano quebramos nosso próprio recorde: são mais de 100 convidados!

Clique aqui para conferir!

Tem enfermaria?

Sim. Também terá um ambulância no local do evento.

Tem fraldário?

Sim

Tem lugar para comer e beber no FIQ?

Sim! Esse ano estamos ampliando a quantidade e variedade de opções de comida durante o evento. Sim, vai ter churros!

Tem muitos debates e bate-papos do meu interesse. É só chegar chegando lá no Auditório Mateus Gandara?

Não! Todos os eventos do auditório têm lotação máxima de 450 pessoas. Para entrar, você precisa de uma senha, que é distribuída no mesmo dia do painel que você quer ver, na secretaria do evento (lembrando que não pode entrar com bebida e comida dentro do Auditório)

Clique aqui para conferir a programação e os espaços do FIQ.

Tem oficina básica no FIQ?

Tem. As oficinas básicas, que acontecem de quarta a domingo, são abertas a todos e funcionam por ordem de chegada. Se informe na secretaria do evento.

Tenho o interesse em fazer uma cobertura do evento. Já posso fazer credenciamento de imprensa?

Encerramos o credenciamento de imprensa, Mas é permitido filmar e fotografar no evento. Todos são livres para fazer a cobertura.

Tenho uma atividade que faz parte da programação do evento (autógrafo, bate-papo e outros). Como faço?

Ao chegar no FIQ, procure alguém da produção. Todos estarão devidamente identificados. Além disso, você pode procurar a secretaria do evento logo na entrada da Serraria Souza Pinto.

Vai ter cerveja?

Vai. Backer. De nada.

Vai ter churros?

Vai. <3

Vai ter vestiário para cosplay?

Sim, mas não haverá armário para guardar suas coisas durante o evento. Seu material é de sua responsabilidade.

Vocês vão botar ar condicionado na Serraria?

Não temos como colocar ar condicionado em um local tão grande como a Serraria, mas toda a estrutura física do evento está sendo pensada para diminuir o problema do calor. Mas o auditório Mateus Gandara e a praça Cartunista Afo, de autógrafos e lançamentos, contam com ar condicionado.

Já no espaço tradicional da Serraria, todos os estandes e exposições estarão dispostos de maneira a facilitar ao máximo a circulação de pessoas, evitando aglomerações.

É o FIQ ou a FIQ?

Trata-se do festival e não da feira. Por isso, é o Festival Internacional de Quadrinhos. O FIQ mesmo.

Quais são as datas do evento?

O FIQ acontece de 11 a 15 de novembro, de quarta a domingo. Lembrando dia 15 de novembro é feriado nacional (Proclamação da República). Estaremos de portas abertas de 9h às 22h, ok? É gratuito.